Home Dicas Botoeiras

Botoeiras

Aqui estão alguns modelos de botoeiras e suas funções.

Botoeiras são dispositivos de controle, que tem a função de estabelecer ou interromper a carga em um circuito de comando, de um manual de atuação. Os sinalizadores são fornecidos para o painel do operador, você pode visualizar com sinais luminosos, que acontece no circuito. Estes equipamentos seguem as normas NR26 e NR12 para a segurança dos usuários.

Os tipos de botões variar em termos de cores, formatos e aplicações.

As cores botoeiras seguem  um padrão, de acordo com sua função:

  • Verde ou Preto – Ligar, iniciar ou de inicialização
  • Vermelho – Desligar, parar ou botão de Emergência
  • Amarelo – Eliminar a condição perigosa ou iniciar um retorno
  • Azul ou Branca – Funções diferentes das anteriores

Para a instalação das botoeiras, há também um padrão: Em posição vertical, o botão “Off” ele deve ficar em cima do botão “Conectar”. Na horizontal, o botão “Off” é o direito do botão “Conectar”.

Bandeiras

Servem para mostrar o que está acontecendo no circuito, por sinais de luz. Para seguir um padrão, os padrões NR26 e NR12 citar a utilização das cores verde, vermelho, amarelo, azul e branco. O uso de cores deverá ser o mais simples e pequeno quanto possível, evitando confundir a pessoa que opera o painel.

Cores para sinalização:

  • Verde: Máquina em perfeito estado, pronto para operar.
  • Vermelho: o Estado de alerta, pare a máquina, dispositivo ou de proteção de emergência.
  • Amarelo: Alarme de falha, a grandeza do sistema, tais como a temperatura, atingindo um valor máximo.
  • Branco: Circuito pronto para operar, indica que está tudo normal.
  • Azul: Função qualquer, não qualquer acima.

Tipos de Botoeiras

Agora vamos passar para alguns tipos de botoeiras e suas aplicações.

Chave Seletora

botoeira eletricaPossui duas ou mais posições, com a grande vantagem de necessitar apenas de uma chave para várias funções, tais como ligar e desligar, pois ele possui várias posições.

O problema com este painel de controle é quando há uma falha na energia elétrica. Se os botões são acionados para girar e o sistema desligar, o seletor permanece na mesma posição. Assim, quando o poder vem de trás, o circuito vai voltar para o trabalho onde eu estava, o que pode ser um problema de segurança.

Painel de controle sem Retenção

Ele tem um botão Normalmente Fechada, e apenas ativa a carga quando é pressionada. Ele traz uma grande vantagem, que é a segurança em caso de queda de energia, porque o circuito elétrico é acionado novamente se que o botão é pressionado, no entanto, você precisa de um segundo botão para desligar.

Ele é usado quando queremos para acionar uma carga apenas por um curto período de tempo, ou como um contato de selo. Os botões de ação, sem retenção também pode ser chamado de botão de pressão.

O Contato De Selo

O contato de Selo é uma maneira de manter a carga conectada no pulso de uma casa sem retenção.

Ele funciona por meio de um contator com contatos auxiliares, e de carga, interligadas com duas casas, uma com a função e outra com a função de desligar. Outros que o painel de controle do seletor, o contato de selo para acontecer, uma falha de energia, vai ser desarmado, apenas chamando novamente a partir do acionamento manual.

O diagrama é o seguinte:

 

diagramaComo é o contato de selo precisamos trabalhar com dois botões, temos uma opção no painel de controle do pulso de casal, que tem dois botões de punho em conjunto, em que, geralmente, de um lado é verde e o outro vermelho:

botoeiraBotões de pressão no Pulso Duplo

Botão Cogumelo

É comum quando queremos fazer um loop que o botão cogumelo vai ser acionado somente em caso de emergência. Ele também serve para desligar o sistema em caso de manutenção.

botoeiraPara o fogo simplesmente pressione. O botão é mantido em sua posição final e retornar à posição inicial, você deve girar no sentido dos ponteiros do relógio, promovendo o desbloqueio. Isto é assim, que não é de segurança, de modo que, uma vez desencadeado, não irá retornar à sua posição inicial, por erro ou acidente.

 

E por fim vamos conhecer a revolução das botoeiras, SEM FIO E SEM ENERGIA

Neste Vídeo muito bem produzido pelo pessoal da Engehall Elétrica você vai conhecer e aprender como instalar e configurar uma botoeira sem fio e sem da linha Harmony da Schneider Electric