Home Dicas O Nobreak Senoidal

O Nobreak Senoidal

…É um equipamento de alimentação de energia que distribui e equilibra as ondas em sua forma mais pura (sinusoidal) padronizar a fonte de alimentação a fim de garantir a segurança e o correcto funcionamento dos aparelhos mais sensíveis, como, por exemplo, aqueles utilizados na área hospitalar e médica.

Você já ouviu falar de Nobreaks, Estabilizadores, Filtros de linha, Geradores e etc. Apesar de ter a função final, para proteger o aparelho a partir de variações na energia, existem grandes diferenças entre esses dispositivos. Neste artigo vamos explicar o que são os modelos de nobreak e os principais formatos de ondas esses equipamentos. Neste artigo vamos abordar principalmente o Nobreak Senoidal, mas se você tiver dúvidas sobre como escolher o melhor Nobreak, e que modelos existem, temos um artigo muito completo sobre o assunto.

nobreak senoidal

Compreender a função do Nobreak:

Ao contrário de estabilizadores e filtros de linha, o Nobreak é um equipamento que tem a função de fornecer energia para o sistema eletrônico de ininterrupto. Ou seja, mesmo com uma queda de luz no local, o produto continua a fornecer o equipamento para mantê-los ligados por um determinado período de tempo, que varia de acordo com a potência do mesmo. Desta forma, o usuário pode salvar ou terminar as tarefas antes que eles são perdidos para a falta de energia.

Formatos De Onda

Nobreaks podem ter diferentes formas de onda. A forma de onda consiste na representação gráfica da evolução da onda ao longo de um período de tempo, que geralmente sobre as funções matemáticas e segue um padrão, como é emitido.

De onda quadrada ou de Onda Quadrada:

A praça ondas variam não gradual. Os nobreaks com este tipo de onda são os modelos mais simples e são adequados para usos básicos. Dispositivos de som, por exemplo, podem apresentar ruído ou mau funcionamento quando alimentado apenas pela Nobreak, no caso de uma falha de energia.

De onda Semi-senoidal ou Senoidal, estabilizado:

A onda, semi-seno é uma opção intermediária, melhor do que o de Onda quadrada, e um pouco mais econômico do que a opção de seno. Neste tipo de onda, as variações são feitas em intervalos maiores, evitando-se a modificações de repente encontrado em ondas quadradas.

Onda senoidal ou Senoidal Pura:

A onda Senoidal é a onda, que é mais limpo, adequado para produtos sensíveis, que necessitam de uma corrente contínua sem mudanças abruptas. Veja a imagem de comparação dos tipos de onda.

Tipos de Onda Nobreak

Tipos de ondas

Na onda senoidal, a mesma forma de onda, que é entregue pela concessionária de energia elétrica, é a forma preferencial para termos a saída de nobreaks. Apenas os modelos que são sinusoidais são capazes de corrigir a forma e a entregar uma onda perfeita na saída. Os inversores que fornecem esta forma de onda, elas são mais caras para se fabricar do que o de onda quadrada, portanto, não são encontrados em equipamentos mais simples. Equipamentos que possuem motores de indução, equipamentos médicos, e são mais sensíveis e devem operar sempre em uma pura da onda de seno, caso contrário, sofrem o risco de superaquecimento e danos irreparáveis para os componentes.

A onda semi-senoidal é uma forma de “intermediário” entre o seno de onda e de onda quadrada. Como os equipamentos são mais baratos de produzir que aqueles que fornecem as ondas senoidais e um pouco mais caro do que o de onda quadrada, tente melhorar um pouco a onda quadrada colocando alguns “passos” ou variações entre os picos. Não é considerada uma onda de equipamento electrónico de qualidade, mas quando o fator financeiro é um limitador para um nobreak senoidal, oferece um desempenho melhor do que o de onda quadrada. Equipamento de áudio, tais como rádios, amplificadores, centrais telefônicas, ou que dependem da forma de onda de modulação de frequência, tais como alguns tipos de relógio de ponto, não deve ser conectado na forma de uma onda quadrada ou de meia-onda. Devido a mudanças bruscas afetar a operação do equipamento e pode causar danos a vários de seus componentes.

Já a onda quadrada tem picos de tensão que são feitas de forma abrupta e não em uma curva de subida e descida gradual, o que pode causar ruído em equipamentos de áudio e para evitar algum equipamento para operar. Isto porque, o equipamento foi projetado para receber um tipo de onda (onda senoidal), e receber um tipo diferente. Um exemplo clássico é quando alguém chama um equipamento sensível em um nobreak que fornece este tipo de onda e acho que isso está funcionando perfeitamente, mas na hora de uma queda de energia, o equipamento pára de funcionar ou funciona com falhas. Isso ocorre porque, quando ele foi conectado à energia elétrica é permeado a onda senoidal a partir dela, mas, quando opera com baterias, o inversor fornece a forma de onda quadrada.

Poder Nobreak

Nobreaks são diferenciados por sua potência nominal, em KVA ou VA. Além de poder, elas se diferem pelo tipo de onda. Cada tipo pode ser o ideal, de acordo com a aplicação e necessidade do usuário. Veja quais são os principais modelos.

Nobreaks Off-line ou de modo de Espera:

Os modelos de Repouso, normalmente, têm preços mais acessíveis. Estes são utilizados em locais com poucas interrupções de energia, porque eles acabam por oferecer um mínimo de proteção para o equipamento, além de ter mais tempo para reconhecer a perda do poder, mesmo se se trata de um milésimo de segundo, pode levar a algum problema ou falha no sistema. Neste tipo de Nobreak, a corrente elétrica é filtrado e enviado directamente para o equipamento na forma de onda quadrada.

Nobreak Off Line

Nobreaks da Line Interactive ou de Linha Interativa:

São para ser entendidas como uma modernização dos modelos Off-line, bem como Off-line de Linha Interativa é ativado somente quando se reconhece uma queda de energia, no entanto, a bateria é carregada o tempo todo por o drive enquanto ele estiver conectado em uma rede elétrica. Para garantir uma resposta mais rápida, um circuito de monitoramento é encarregado de identificar uma possível queda de tensão. Após a queda, a entrega do equipamento de ondas semi-sinusoidal para o equipamento.

Nobreaks Line Interactive ou Linha Interativa

Nobreaks On-Line:

Pode ser considerado como o mais seguro da categoria dos Nobreaks. Neles, as baterias são cobrados o tempo todo e a unidade é constantemente ligado, fornecendo energia para o equipamento durante todo o tempo. Esses produtos são mais caros e são geralmente usados em aplicações de redes eléctricas e de crítica, a alimentação de equipamentos sensíveis. Os Nobreaks Online gerar sua própria energia elétrica, constante, e as ondas senoidais.

Nobreaks Online

Ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento do nobreaks, suas aplicações e o que é melhor para suas necessidades? Entre em contato com um de nossos consultores terão prazer em ajuda. Se você tem alguma crítica, sugestão ou correção a fazer sobre este artigo, por favor comente.