Home DicasRede estruturada Rede wi-fi para empresas

Rede wi-fi para empresas

Vamos trazer a você uma rápida visão geral sobre rede Wi-Fi corporativa para que você seja capaz de visualizar melhor a sua estrutura. Em primeiro lugar, o conceito de rede sem fio indoor aborda a responsabilidade de distribuir o sinal em ambientes internos, sem o uso de fios. Dentro disso, há o que chamamos residencial vs. corporativa. Não existe, necessariamente, uma competição entre eles, mas importantes diferenças em suas características, tais como o desempenho, limite de conexões, entre outros detalhes.

Há uma tendência para as estações de trabalho pode ser conectado com acesso por meio da rede da empresa. É uma mudança que vem acontecendo gradualmente, mas tornou-se predominante em muitos segmentos. Antes, o mais comum era ter o computador pessoal (PC) conectado a um cabo e, consequentemente na rede.

Agora, a estação de trabalho é, na verdade móvel. Existe a possibilidade de levar o profissional da área, por meio do smartphone, em qualquer lugar. São algumas das alterações promovidas pela rede Wi-Fi corporativa.

Por um instalador profissional, é cada vez mais essencial para buscar conhecimento especializado para desenvolver redes com qualidade. No entanto, para que isso seja alcançado, é essencial seguir certos passos. A intenção é que um projeto realizado corretamente pode trazer ao usuário a mesma experiência (ou otimizá-lo!) a utilização do cabo.

Rede Wi-Fi corporativa: quais são as suas características?

Uma rede Wi-Fi corporativa e residencial, tem desenvolvido equipamentos com aplicações específicas. Nas residências, você pode usar uma peça de equipamento corporativa, mas será restantes desempenho. Nas empresas, não é possível fazer o mesmo. Por quais razões? Em residências, em sua maioria, têm menos dispositivos conectados, e menor a quantidade de acessos e tráfego, quando comparado com uma empresa.

Na hora de desenvolver um projeto, deve-se considerar estas características. Em redes domésticas, os dispositivos são fisicamente mais próxima de você. Mesmo distantes, têm menos barreiras entre eles. A rede Wi-Fi corporativa, a realidade é diferente: maior de redes, dispositivos, mais distante, serviços diferenciados, tais como VoIP, segurança eletrônica, etc. Você precisa conhecer e analisar as diferenças para desenvolver o projeto ideal para uma correta aplicação.

Dica: as redes domésticas são menores e com menos dispositivos. Uma rede Wi-Fi corporativa é maior, com mais dispositivos e serviços diversos.

Planejamento de rede Wi-Fi corporativa

Uma das palavras-chave do sucesso da instalação da rede Wi-Fi corporativa é o planejamento. Antes de colocar qualquer equipamento no ambiente é necessário planejar como vai ser a rede sem fio. Não é possível definir apenas pelo tamanho do ambiente ou comentários específicos. É fundamental entender o cenário e a demanda.

Exemplo: para entender os acessos simultâneos e serviços que serão utilizados na região (VoIP, redes sociais, streaming,…), isto é, os dispositivos conectados a essa rede. Se há uma lanchonete no ambiente de trabalho, é provável que haverá picos pontuais, especialmente na hora do almoço. Por isso, o sem fio da sala de jantar deve ser projetado para atingir o mesmo resultado que teria na estação de trabalho. Mesmo que não haja muitas pessoas em tempo integral no local.

O cenário envolve também avaliar as barreiras e se será necessário otimizar vários pontos de acesso (AP). Compreender o nível de sinal que o dispositivo recebe e o nível de sinal que o AP recebe, com base no ambiente e na expectativa de desempenho, para ser capaz de realizar as melhores escolhas.

Dica: em primeiro lugar fazer o planejamento, entender o cenário, a quantidade de acessos simultâneos, as dimensões do ambiente, barreiras e canais de distribuição.

A Datatech Telecom, realiza instalação de cabeamento estruturado para empresas de médio e grande porte. Entre em contato conosco e realizaremos todo o projeto de rede incluindo rede wi-fi corporativa com toda particularidade que este seguimento necessita.